5 dicas para evitar acidentes no trabalho

Acidentes de trabalho são problemas sérios e devem estar no topo das preocupações dos empresários, que precisam estar atentos aos riscos e não medir esforços para evitar que algo saia do controle. Os principais tipos de acidentes de trabalho são: os Típicos (os mais frequentes e comuns. Acontecem dentro da empresa e durante o expediente.), os de Trajeto (que acontecem quando o trabalhador está indo de casa para o trabalho ou vice e versa e também durante o horário de almoço) e, por último, o Atípico (que são as chamadas doenças do trabalho). Acontecem por um problema que o trabalhador adquire pela função ou pelo excesso de funções.

Quando um acidente de trabalho ocorre, a empresa precisa entrar em contato imediatamente com a Previdência Social através do CAT, que é o órgão responsável por este tipo de problema. Se houver afastamento, o empregador deve arcar com os primeiros 15 dias e, a partir desse período, o INSS fará a cobertura. É importante lembrar que o trabalhador terá 12 meses de estabilidade após o ocorrido.

Por isso, o ideal é melhorar o ambiente físico da empresa, evitando que os acidentes ocorram. Separamos seis dias a serem levadas em consideração para que se possa atingir esse objetivo:

1- Tenha um manual de segurança por escrito com as recomendações de segurança necessárias para o trabalho, como uso de produtos e de ferramentas.

2 – Tenha um gerente de operações: Ele irá certificar que as regras de segurança estão sendo cumpridas devidamente.

3 – Realize palestras explicando a importância da segurança: Faça reuniões e palestras mostrando o quanto a segurança é importante e garanta que seus funcionários compareçam.

4 – Corrija: Se houver riscos de segurança, corrija-o imediatamente.

5- Tenha as ferramentas necessárias: Não permita que hajam improvisos. Para isso, tenha todas as ferramentas que os funcionários irão precisar, evitando riscos desnecessários.

Vigilância para evitar acidentes sempre é importante em qualquer empresa. Siga essas dicas e propicie um ambiente muito mais sadio para toda a sua equipe. Com asções assim, todos ganham.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *